quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Brasil de todos?

A Tchecoslováquia foi um país comunista, ou seja, não mantinha um Estado, não usava a propriedade privada dos meios de produção e a economia era aplicada de modo a suprir as necessidades de todos os indivíduos da sociedade.
Manteve-se nesse patamar até o fim da década de 80.
O Brasil, em sua condição política atual, não teria a mínima chance de passar pelo processo de transição e se tornar um país comunista. Motivos não faltam: O Brasil está, digamos assim, acostumado com o caplitalismo, e os membros da elite da sociedade não aceitariam ter uma renda menor do que têm hoje.
Estamos tratando de um dos maiores países do mundo, que consequentemente tem desequilíbrios e diferenças sociais proporcionais ao seu tamanho, então uma tentativa de se tornar comunista poderia demorar anos.
A Tchecoslováquia começou do zero, a sociedade era democrata, e foi aderindo às idéias de Karl Marx com o tempo, e por ser um país de território basto, o comunismo não demorou a se aplicar em todas as partes.
É muito difícil acreditar que um país capitalista como o Brasil possa manter a idéia de comunismo, por motivos citados acima, por ter uma política praticamente fixa, e por ter uma camada social de poder aquisitivo alto, que não vai gostar nem um pouco de ter que dividir sua renda em partes iguais entre todos e que tem diversas formas de manipulação, usando exatamente o seu capital.

Trote realizado pelas veteranas do "Tudo de Blog" da Capricho, e que foram realmente malvadas.
Agueenta que vem mais ;P

4 comentários:

Anônimo disse...

só posso dizer uma unica coisa:


kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Aeeeee! Bom trabalho, novata!
Boa sorte! sucesso no TDB!


(www.pollyok2.zip.net)

Sarkazéin disse...

Disse tudo. Mas que seria legal ter uma Cuba Life, seria! XD

Mas acho que, eu não aguentaria, na pratica.

Anônimo disse...

que maldade!

mas bem,sobre o post...
o único motivo que você citou que, realmente, faz com que não sejamos um país comunista, é de que a população não quer (ou como você disse, está acostumado demais com o capitalismo).
mas a camada rica não aceitar ai é outra história, e não é motivo de impedir ou não. na Rússia, os ricos (óbvio), também não queriam o comunismo instalado, e mesmo assim ele foi.
eles simplesmente foram expulsos, sem um tostão. a não ser alguns poucos, que conseguiram fugir antes.
para mim, um dos impedimentos para o comunismo não dar certo aqui é que é um país imenso, onde seria praticamente impossível não ter um Estado unindo...