domingo, 9 de março de 2008

a simples felicidade definida

Há tempos atrás, quando a minha ou a sua avó estavam na idade de casar, dizia-se que a felicidade estava em arrumar um marido que fosse doutor e que tivesse capacidade para sustentar suas esposas e seus filhos, ter uma casinha com um quintal gramado com algumas galinhas e patos e com alguma sorte, um carro.
Era isso que as mães colocavam na cabeça de suas filhas, e elas, como conheciam pouco ou nada do mundo e das histórias que por ele circulavam, acreditavam nisso, e buscavam essas garantias de felicidade.
Mas como só em contos de fadas tudo dá certo no final, existiram as mulheres que não viam sentido nenhum em serem parideiras e cozinheiras de seus maridos e muitas viviam um típico drama mexicano (mesmo sem nem saber o que era isso), por obedecerem seus pais, que eram autoridades supremas em suas vidas.

Acontece. Os gostos diferem.
Lavar e passar não está nos meus itens de felicidade, assim como imagino não estar nos itens de várias mulheres espalhadas pela Terra.
Para mim, a felicidade não é uma meta a ser atingida.
Felicidade é poder dirigir devagar no final da tarde, por uma avenida na beira da praia, e talvez parar em um certo ponto, descer do carro e ver o pôr do sol.
Felicidade é poder correr, rir alto, fazer todas as coisas que me vem na cabeça sem dar a mínima pro que os outros estão achando.
Felicidade é ir dormir sorrindo com determinados acontecimentos do dia.
É ouvir uma música que eu gosto, poder cantar baixinho, com um meio sorriso no rosto.
Felicidade é poder fechar os olhos e acreditar que eu estou exatamente onde eu gostaria de estar, mesmo com todas as coisas erradas que fazem parte da minha vida.

Acredito que quando buscamos a felicidade em um único lugar, toldamos os nossos olhos para coisas que podiam realmente nos fazer felizes, tornando a busca cansativa e muitas vezes inútil, porque descobrimos tarde demais que não era exatamente aquilo que queríamos.
Também sou da opinião de que felicidade, por ser um sentimento, não é algo que faça sentido. E por ser um sentimento, não há regras e há divergências.
Truques, macetes e fórmulas secretas pra ser feliz não existem.
Por incrível que pareça, é ainda mais simples do que truques: basta apenas se deixar sentir enquanto ela está presente.

ninguém vai ser inteiramente feliz enquanto não perceber que não se pode ser feliz pra sempre





11 comentários:

Anônimo disse...

Adorei! "Felicidade não é uma meta, mas um estado de espirito."

Mas eu discordo que não se possa ser feliz para sempre. Se pode ser feliz para sempre, só não se pode ser alegre o tempo todo!

Cássia Sena disse...

LINDOOOOOO!

LINNNDOOOO!!!

Que post gostoso de ler...

[A felicidades esta em tudo que nos faz sorrir!]

Bjusss*

Nicole Dias disse...

"ninguém vai ser inteiramente feliz enquanto não perceber que não se pode ser feliz pra sempre" - é claro que se pode ser feliz! é só saber onde encontrar a felicidade e saber aproveitá-la!

;*

Thaís Frabetti disse...

Texto muito bom. Eu acho que cada pessoa tem uma definição diferente de felicidade. Às vezes o que nos torna tão feliz não faz a menor diferença para a outra pessoa. As pequenas coisas fazem a maior diferença.
Bjos.

Anônimo disse...

Que lindo texto! Você disse coisas muito bonitas.
Felicidade parece ser uma sensação igual pra todo mundo, mas cada um tem a sua própria definição!

(www.pollyok2.zip.net)

Anônimo disse...

Olá!

Quero agora lhe dizer
Que vi o seu cantinho
Gostei de ler e ver
Está muito bonitinho!

Lindo!

Beijos de mar

Anônimo disse...

Olá!

Quero agora lhe dizer
Que vi o seu cantinho
Gostei de ler e ver
Está muito bonitinho!

Lindo!

Beijos de mar

Alessandra Castro disse...

Concordo boneca, o lado negativo de colocar metas, é naum aproveitar as coisas que estão em nossa cara. =**

Gil Castilho disse...

felicidade é muito pessoal pra cada um né..acho que as pessoas talvez possam ser felizes pra sempre, mas ser alegre o tempo inteiro não dá, como diria wander wildner.

Liz / Falando de tudo! disse...

Eu axei a minha felicidade assim simples simples, com meu marido e filhos, em casa, com um pouco de dinheiro...etc... Mas axistem muitas coisas que completam isso, como o sol, o resto da familia, um bom filme!!
Amei ter voltado aqui hoje!!
Também fiz um outro blog com fotos para poder mostrar um pouquinho mais de mim, caso queira conhecer vai em:
www.falandodefotos.blogspot.com

Anônimo disse...

felicidade é muito relativa, néé.
eu aprendei numa aula de filosofia que o amor saudável não é aquele que a outra pessoa faz você feliz, mas aquele que a outra pessoa está com você, independente de estar feliz ou não. (bom.. se não tiver certo não me culpem!) ;D