sábado, 20 de junho de 2009

Dias melhores

No meio da rotina e do caos que eu vivo, me pego pensando e as vezes acredito que todos esses dias e lugares pelos quais eu passo, são todos cinzas e que não valeram a pena.
Mas se eu fico mais um tempo refletindo, eu lembro da senhora que sorriu pra mim quando eu lhe pedi desculpas, na moça que me deu bom dia quando eu estava saindo de casa, no homem que passava apressado, trombou em mim e teve a dignidade de voltar e me ajudar a recolher as coisas espalhadas. Lembro das ligações que eu fiz e das que eu recebi, dos planos (mesmo que absurdos de vez em quando) de um futuro sossegado, do sorriso que eu dei de graça a uma estranha. As vezes receber reconhecimento faz um bem enorme e um "obrigado" pode vir bem a calhar.
Eu não tinha ideia do que podia ser milagroso a ponto de salvar o meu dia, mas analisando a fundo eu vejo que educação e gentileza são comportamentos cada vez mais raros, ainda mais na loucura urbana nossa de cada dia e são os pequenos gestos de atenção e de boas maneiras que fazem toda a diferença e parecem nos aliviar o cansaço no meio de tanta pressa e tanto stress.

Pauta para o Tudo de Blog: "O que salva o seu dia?"

27 comentários:

Anônimo disse...

Encontrar gente educada hoje é difícil mesmo. Quando alguém esbarra e pede desculpas já é uma raridade.
Mas, acho que sós um sorriso dos meus amigos já salva o meu :)

beijos

Rodox disse...

Aqui em São Paulo, é meio dificil isso ocorrer, muita gente tromba em vc, pisa no teu pé derruba qualquer coisa e sai andando. Isso geralmente ocorre no transporte coletivo eu ainda sonho em lançar um tutorial de como andar neste lugares ta foda. Mas digo que as vezes um sorriso quebra o gelo, o gesto de pedir desculpas e a forma que com que alguem nos sorri e da oi nos remete uma alegria muito boa por dentro!

Vanessa disse...

Caramba, educação, gentileza, pequenos gestos delicados podem salvar um dia sim!
Gostei do seu texto!

(www.pollyok2.zip.net)

Sofia N. disse...

Gentileza é o que salva o mundo caótico e atrapalhado em que vivemos. E são pequenos gestos que formam um granda dia!=D
Beijos

Bianca disse...

Concordo Aninha, encontrar gente educada é uma raridade hoje em dia. Faz uma diferença absurda quando alguem é simpático, ou quando é demonstrado qualquer afeto por mais pequeno que for.

Beijos

Youko Watanabe disse...

São essas "pequenas coisas", que salvam nosso dia mesmo, coisas que perderan o espaço, mas que ainda existem, aliás sobrevivem nessa nossa selva de pedra.. beijos ;*

dée disse...

cada dia que passa, a sociedade vai ficando mais seca e estupida, às vezes, ao invés de ajudar alguém a pegar o que cai de volta, sai irritado xingando !

seguindo ;)

beijos
:*

Patrícia disse...

Ah, isso também salva o meu. Da mesma forma que trombar com pessos mal humoradas me deixam nervosa.

Jééh ! disse...

são os pequenos gestos dos dias, q muitas vezes não notamos, q fazem a diferença.

beijos amiga.
voltei o/

Marina Melo disse...

Que texto tocante, eu gosto de textos assim.
Educação é tudo. E como dizem, gentileza gera gentileza.
Reconhecimento é algo supeeer importante também, sempre toco nessa tecla, é tão chato quando as pessoas não sabem reconhecer as nossas ações né? Eu sei bem o que é isso...


beijos :*

Bill Falcão disse...

Sim, educação e gentileza podem salvar o nosso dia, Aninha!
Mesmo muito raros, ainda existem!
Bjoooooooo!!!!!!!!!!

Camila disse...

prestar atenção nos detalhes e gostar deles, é oq faz a diferença :)

bejos

tha disse...

'ssss' sugando saliva...uahauhaa
adorei a onomatopéia!

boas lembranças salvam dias sim e encontrar pessoas capazes de gestos de gentileza e educação também.

adoro quando alguém sentado se oferece pra segurar minha mochila no ônibus lotado. salva meu dia qd tô na merda...hehe

beeijos

~*Rebeca*~ disse...

Aninha,

Gentileza, educação tem que andar junto com o nosso cotidiano. Hostilidade só nos momentos que precisa de verdade...

Beijo grande, menina linda.

Rebeca

-

Anônimo disse...

eu acho que falar que se é educado é meio tentar se passar por lalguma coisa que realmente não se é, pois sabemos que muitas vezes passamos por cima da educação, as vezes sem querer, as vezes por varios outros motivos, a gente sempre é educado com os de fora, e com os de casa que nos sustentam, nós damos patadas, precisamos dar uma repensada em tudo isto, bjus gatinha linda

Rafael Sperling disse...

O salva-vidas.

Elton Alves do Nascimento disse...

Atos gentis constroem enormes amizades, é o tipo de coisa que é realmente agradável na formalidade.

Giuliana disse...

Com certeza, a sinceridade, a educação, a naturalidade salvam o dia de qualquer um.
Aninha querida, MAIS UMA VEZ (pô, tu não te cansa não, hein?), seu texto está esplêndido: muitíssimo bem escrito, leve, gostoso e reflexivo.
Este com certeza é o blog que eu mais amo, e não me canso nunca de vir! O problema é que ando estudando que nem condenada, e aí não sobra tempo, o que explica meus sumiços.
Está de parabéns, mais uma vez, guria!

mil beijos
;*

Juli disse...

é dificil mesmo encontrar gente educada...
por isso concordo com vce nessa pauta: nada melhor pra salvar nossos dias que educação!

Italo Lemos disse...

Acho que ninguém normal falaria o que eu vou falar agora mas "eu adoro pressa, stress e fumaça". Não sei, mas não tenho paciência de deitar e ver a vida passar e não pegar nada pra mim. Realmente é difícil encontrar pessoas educadas. Você tem sorte, não é qualquer um que encontra gente assim na rua. Gostei do post. Beijo!

Lélla disse...

bom, na verdade quando alguém esbarrar em mim sou meio explosiva e acabo chingando, as vezes olho com uma cara feia e raramente peço desculpas!! mas isso são para os meninos idiotas do colégio que ficam se empurrando igual um bando de crianças =/ mas mesmo assim todos devemos mudar as suas atitudes para que a nossa sociedade não seja uma sociedade imcompreenciva ! .. adorei essa postagem ^~

Anônimo disse...

Educação e gentileza definitivamente são coisas boas, mas pra salvar meu dia, basta uma barra tamanho família de chocolate e fica tudo bem.
Rs.
beijinhos!

Marina Araújo disse...

Lindo o post. É preciso mesmo muita sabedoria para valorizar esses pequenos momentos do dia-a-dia que tanto tem a dizer! Lindo aqui. Quando puder, passa lá? Estive fora por um tempo(ão), mas voltei à blogosfera. Beijos e sucesso!

Unknown disse...

hahahah..do mesmo jeito que eu ....nos apegamos as coisas simples da vida...

Milena Shoji disse...

Maravilhoso o seu texto! São coisas como essas que fazem nossos dias valerem a pena, sem dúvida. As pessoas cada dia mais esquecem que gentileza gera gentileza :)
Beijos!

Francisca Nery disse...

aninha, você já chegou a receber meu recado? me avisa no Orkut caso não tenha...(:

Francisca Nery disse...

exterior dá uma saudade de educação e gentileza, não? :x não sabia que você tinha morado em Portugal... você deve entender muito bem como exterior também tem um lado não muito maravilhoso...
já está linkada no layout novo (: