sexta-feira, 18 de abril de 2014

Julgamento


Já reparou que você nunca consegue ganhar? Não, não no sentido de que a sua vida é uma porcaria e tudo está dando errado, mas no sentido de que sempre tem alguém por perto para criticar sua vida, suas decisões, seu modo de viver, de se expressar e suas escolhas, principalmente.
Se você procura ver tudo pelo lado bom, você está ignorando o mal do mundo. Se fica triste, é mal agradecido. Se você sorri, deve ser meio besta, se não sorri, que infeliz, que cara de...!

Existem pessoas que parecem fazer parte da sua vida como um júri de provas de fogo, daqueles que levantam as plaquinhas com notas depois da performance. E as notas são sempre abaixo de cinco e os rostos são sempre de uma decepção quase disfarçada. Por que você quer tanto estudar? Por que gosta tanto de ler? Por que quis ir dormir cedo? Sua pressão foi lá embaixo, por acaso você está grávida? E essa alegria aí? Por que tudo isso, menino? Abaixa essa bola que você não tá no topo do mundo, tonto!

Se você é magro e emagrece, deve estar doente, coitado! Por que você emagreceu? Não tá se alimentando direito porque? Mal agradecido, tanta gente passando fome e você ainda fica recusando comida. Como se você tivesse que aceitar tudo que lhe é oferecido porque há outras pessoas passando fome e o desperdício é inaceitável. E se você engorda? Nossa, isso só pode ser ansiedade. Tá com distúrbio? Será que ela se enxerga magra? Cuidado, hein? Gordo morre cedo, nunca é saudável. Se você é mulher, tá grávida (de novo!)?

Tudo é um julgamento. Todo julgamento com base em dados e pesquisas que todo mundo fala, mas que ninguém sabe de onde veio. Sem pensar duas vezes, as línguas se soltam. Tenho um amigo que morreu assim, cuidado. Ninguém pensa se você está realmente com um problema, se está passando por uma fase difícil ou tendo que se adaptar a alguma coisa. "Peguem seus alfinetes, aí vem ela! Vamos espetar até ela ficar brava e aí, podemos dizer que ela está sempre de mau humor!". Palavras amigas se tornam mais escassas a cada dia. Os olhares de reprovação invadem todos os cantinhos da sua vida e aí você começa a pensar que está de fato fazendo tudo errado e quer reavaliar toda a sua vida por conta... do que os outros estão falando.

Melhor parar por aí. Não vale a pena reformular tudo. Daqui a pouco, vai ter outra banca de jurados te avaliando e questionando tudo. A novela nunca muda e é melhor você aprender a fazer suas performances com protetores auriculares ou com fones de ouvido, escutando uma boa música e dançando. Já que vão falar, falem, mas não prometa que vai se importar com isso.