sábado, 8 de janeiro de 2011

De ponta cabeça?

respeito Respeito é bom, eu gosto e conserva os dentes.
Se você faz parte do meu grupo, temo que ficaremos em breve, desiludidos, pois cada dia há menos membros fazendo parte dele.
O respeito está correndo um gravíssimo risco de extinção e cada dia eu tenho mais certeza de que as gerações mais novas cada vez menos saberão o que significa o ato de respeitar alguém.
Quando o noticiário começa, eu tenho vontade de colocar no canal dos desenhos animados, porque todos os dias as notícias superam o nível da barbárie. Me deixa enojada saber que seres humanos, orgulhosos de serem seres racionais, cometam tais atos.
Meninas de 13 anos puxando o cabelo umas das outras na porta das escolas, se estapeando por motivos insignificantes. Idosos sendo agredidos por enfermeiros dentro de suas próprias casas. Enfermeiros esses que estudaram e sabiam que em determinado momento poderiam vir a cuidar de um idoso.
Pessoas espancadas até a morte porque estavam usando a camisa do time que torce e tiveram  o azar de passar na frente de um grupo que torcia para o time rival. Por causa de jogo de futebol, um pai de família morreu no meio da rua. Um pai mata o filho porque a criança estava chorando demais, como se a indefesa alma fosse um saco de feijão. Filho que matou a mãe porque teve sua vontade negada.
Professores que vêem cadeiras atiradas em sua direção por seus próprios alunos.
E tais acontecimentos estão ao redor de mim todos os dias. Bom dia e obrigado estão virando lenda e dando lugar a bufos e exclamações irritadas.
Casais que têm anos de relacionamento, um bom convívio e várias histórias pra contar de repente vêem o relacionamento desmoronando porque um dos dois resolve trair e trocar confiança e amor por uma bunda cinco centímetros maior ou uma enxurrada de promessas que não valem meia pataca e que nunca serão cumpridas. Aí depois essas pessoas têm a coragem de dizer que traição só faz bem ao relacionamento, arrumando um jeito de se sentirem mais confortáveis com seus atos. O que faz bem ao relacionamento é sinceridade. E respeito, veja só.
Pessoas que tem seus sonhos destruídos e resolvem destruir os sonhos dos outros, causando uma tsunami de alquebrados e infelizes.
Vizinhas se xingando, crianças que mal sabem falar presenciando brigas violentas dos pais, avós largados no asilo sem nenhuma visita no domingo.
E o mundo segue cada dia mais egoísta. "O que eu ganho estendendo a mão pra quem precisa de ajuda?". Gente que se faz de surda e que acha que só eles mesmos têm razão. "Os outros que se ferrem", "Eu passo por cima até da minha mãe" e afins estão substituindo a tão conhecida frase que inicia o texto. O que me deixa impressionada.
O que sei é que, mesmo me sentindo uma alienígena com três pernas e cinco braços, continuarei a utilizar as "palavrinhas mágicas", a dar bom dia e a sorrir pra quem eu bem entender. Continuarei a respeitar as pessoas, os mais velhos, os mais novos, os de minha idade, respeitarei como gosto de ser respeitada. E espero que quem leia as minhas humildes palavras tenha na cabeça que não custa nada, nem sequer um minuto do dia, respeitar as pessoas. Ou então, estaremos contribuindo para que o mundo caminhe rapidamente para a desordem definitiva.